Patrulha do Destino? Umbrella Academy? Quem são? De onde vieram e por que tantas comparações? Hoje vamos responder a essas questões e ainda tirar um tempinho para uma hashtag sensacional e o retorno de um super-herói infernal.

Então, olá você! Bem-vindo, bem-vinda ao Recomendações de Segunda #001!

E como é o primeiro (de muitos), acho que vale a pena uma breve explicação do que iremos tratar por aqui. Recomendar algo é uma arte e como todo bom garçom que se preze, o que vamos fazer, é trazer o fino desse imenso cardápio que é a cultura pop.

Uma curadoria. Um dica da casa para você não ficar perdido em meio a tantas opções por aí. E qual é o tema? Bem, o chef está sempre inovando, então as recomendações podem vir de onde menos se espera: música, séries, livros, projetos artísticos, exposições. Enfim, a pauta aqui é livre e cabe de tudo um cadim.

Então se aprochegue, puxe uma cadeira, pegue um quadrinho ali na pilha e vamos as recomendações do dia!

Patrulha do Destino

Já assistiu Titãs? Não? Então vai lá assistir e depois volte aqui. Mentira, segue o mestre que eu te conto.

Apresentados no 4º episódio da série Titãs, a Patrulha do Destino estreou na última sexta-feira, dia 15/02, no canal de streaming DC Universe. Situada no mesmo universo de Titãs, que chegou no Brasil via Netflix, falaremos um pouco sobre essa equipe nada funcional de heróis, e que ganhou fama nas mãos do quadrinista Grant Morrison.

Criados por Arnold Drake, Bob Haney e Bruno Premiani em 1963, o super-grupo passou por inúmeras formações ao longo de suas publicações, tendo em comum serem compostas por párias da sociedade, com integrantes cujos seus poderes eram muito mais vistos como maldições que bênçãos.

A série trará elementos da fase do quadrinista inglês Grant Morrison, o que enche meu coração de alegria, e me faz acreditar que vocês podem esperar por pitadas de surrealismo, dadaísmo e outros elementos nada convencionais em uma história de super-heróis.

Esta fase do Morrison foi publicada pela Editora Panini em seis volumes lançados entre novembro de 2015 e fevereiro de 2017.

A série trará a seguinte formação:

CHEFE

De Segunda - Chefe Patrulha do Destino
Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC Universe

Líder e criador do grupo, o Dr. Niles Caulder, é um gênio cientista obcecado pelo segredo da imortalidade. Um homem de moral um tanto quanto nebulosa e sempre disposto a ultrapassar limites em nome de um bem maior. Na série ele será interpretado pelo ator Timothy Dalton.

HOMEM-ROBÔDe Segunda - Homem-Robô Patrulha do Destino

Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC UniverseCliff Steele, era um famoso piloto automobilístico que após sofrer um grave acidente tem seu corpo destroçado. Salvo por Caulder, que transferiu seu cérebro para um corpo robótico, fazendo assim com que ele se tornasse o Homem-Robô. É um dos pilares do grupo atuando como a voz da razão do grupo. Na série ele será interpretado pelo ator Brendan Fraser.

MULHER ELÁSTICADe Segunda - Mulher Elástica Patrulha do Destino

Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC UniverseRita Farr, ex-atriz de cinema, que em filmagens na África foi exposta a estranhos gases vulcânicos e acabou adquirindo o poder de aumentar ou diminuir o tamanho de seu corpo. Inicialmente vista como uma aberração, é convidada por Caulder para integrar a equipe, assumindo assim a identidade da Mulher-Elástica. Na série ela será interpretada pela atriz April Bowlby.

HOMEM NEGATIVODe Segunda - Homem Negativo Patrulha do Destino

Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC UniverseEx-piloto de aeronaves experimentais das Forças Aéreas do EUA, Larry Trainor acabou sendo atingido por radiação cósmica em um de seus vôos e ao pousar descobre que seu corpo havia se tornado radioativo e capaz de emitir uma silhueta energética, que ele apelidou de Homem-Negativo. Na série ele será interpretado pelo ator Matt Bomer.

CRAZY JANEDe Segunda - Crazy Jane Patrulha do Destino

Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC UniverseAdvinda diretamente do run de Grant Morrison, Crazy Jane possui múltiplas personalidades. 64 para ser mais exato e cada uma delas possui um super poder diferente, o que nem sempre é algo saudável para aqueles que convivem. Sua cabeça funciona como um terminal de metrô onde Janes Morris, a personalidade dominante na maior parte do tempo, funciona como uma chefe de estação. Ela será interpretada pela atriz Diane Guerrero.

CIBORGUE

De Segunda - Ciborgue Patrulha do Destino
Reprodução/DC Comics;Divulgação/DC Universe

Surpresa da série, o personagem nunca esteve em nenhuma formação da equipe nos quadrinhos. E estou curioso para ver como será a dinâmica dentro da Patrulha. Na série ele será interpretado pelo ator Joivan Wade.

Além de algumas aparições já confirmadas de Flex Mentallo e Danny, a Rua e terá como principal antagonista o Sr. Ninguém, líder da Irmandade do Dadaísmo (sério gente, onde vocês já viram personagens com esses nomes?).

Umbrella Academy

Criada pela dupla Gerard Way e Gabriel Bá, Umbrella Academy é mais uma seŕie inspirada em quadrinhos que estreou na última sexta-feira, dia 15/02. Mas desta vez na queridinha Netflix.

Vencedora do Eisner de 2008, na categoria de melhor minissérie, a HQ conta a história de uma família disfuncional de super-heróis. Dejavu? Talvez, mas Umbrella Academy caminha com as próprias pernas e trilha um caminho distinto de Patrulha do Destino, apesar de toda admiração de Way pela fase de Grant Morrison em Patrulha do Destino.

Foi publicada no Brasil pela Editora Devir, em dois volumes:

  • Volume 1: A Suite do Apocalipse;
  • Volume 2: Dallas.

E também está disponível na plataforma de Social Comics.

Como a série modificou alguns detalhes das tramas dos dois volumes e com isso dos personagens deixo aqui o meu aviso de:

SPOILER ALERT
(as apresentações a seguir são baseadas nos quadrinhos, então podem adiantar elementos que ainda não foram abordados na série)

A equipe é composta por:

“O MONÓCULO” – SIR REGINALD HARGREEVES

De Segunda - Sir Reginald Hargreeves Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Um alienígena disfarçado de empresário milionário e cientista visionário, adotou as crianças com a intenção de treiná-las para salvar o mundo de estranhas ameaças. Visto como um pai cruel pelas crianças, o personagem será interpretado pelo ator Colm Feore.

SPACEBOY / Luther / Número 1

De Segunda - Spaceboy Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Líder do grupo. Conta com super-força e possui grande admiração pelo “pai”. Tornou-se o primeiro garoto a viajar para o espaço, realizando assim um de seus maiores sonhos, e após sofrer um acidente tem a sua cabeça transplantada para o corpo de um gorila marciano. Na série ele será interpretado pelo ator Tom Hopper.

KRAKEN / Diego / Número 2

De Segunda - Kraken Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

O mais rebelde e imprudente do grupo. Sempre em atrito com Spaceboy, Kraken é um vigilante que possui uma grande afinidade com facas e que pode prender a respiração embaixo d’água por tempo indeterminado. Será interpretado pelo ator David Castañeda.

RUMOR / Allison / Número 3

De Segunda - Rumor Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Capaz de alterar a realidade através de suas mentiras, após se separar de seus irmãos adotivos, Rumor casou-se com seu namorado Patrick, com quem teve uma filha chamada Claire, e de quem eventualmente se divorciou. Possui um romance mal-resolvido com Spaceboy e uma de suas mãos é uma prótese cibernética. Na série será interpretada pela atriz Emmy Raver-Lampman.

SÉANCE / Klaus / Número 4

De Segunda - Séance Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Tem como poderes: falar com os mortos, telecinese e levitação. Dono de uma personalidade mórbida, Sèance tem tatuado nas palmas das mãos as palavras “Olá” e “Adeus”. Viciado em drogas, acredita-se que por ter ligações com o outro mundo é incapaz de morrer. Ele será interpretado pelo ator Robert Sheehan.

O GAROTO / NÚMERO 5

De Segunda - Número Cinco Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Responsável por reunir a equipe, Número Cinco tem a capacidade de viajar no tempo, além de ser considerado o mais letal dos assassinos. Perdido 50 anos no futuro, ele finalmente conseguiu retornar ao passado e tem como missão impedir o apocalipse. Na série será interpretado pelo ator Aidan Gallagher.

HORROR / Ben / Número 6

De Segunda - Horror Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

“Possuído” por estranhos monstros de outras dimensões, que se materializam como tentáculos em seu torso, está morto quando a história se inicia. Há uma estátua em sua homenagem em frente a Academia. Na série, sua versão jovem, será interpretada pelo ator Ethan Hwang.

VIOLINO BRANCO / Vanya / Número 7

De Segunda - Violino Branco Umbrella Academy
Divulgação/Netflix;Reprodução Dark Horse Books

Inicialmente sem poderes, e por isso humilhada por Hargreeves, Vanya é a integrante mais afastada do grupo. Escreveu um livro contando o período que morou e atuou ao lado da Umbrella Academy, o que por sua vez causou a ira de seus irmãos adotivos. Dona de um grande interesse por música, terá sua vida transformada ao ser confrontada pelo o Condutor. Na série será interpretada pela atriz Ellen Page.

#28daysofblackcosplay

Fevereiro é o mês da consciência negra nos Estados Unidos e aproveitando esse momento, diversos cosplayers negros norte-americanos se uniram para subir a hashtag #28daysofblackcosplay. 

O intuito é de divulgar o trabalho desses profissionais e vale muito a pena seguir a hashtag. São muitos projetos, com os mais diversos tipos de produção e de direção artística, mas unidos pela qualidade e pela diversão em celebrar os seus personagens preferidos.

Spawn

De Segunda - Spawn A Ressureição
Divulgação/ New Order

Depois de longos sete anos, os fãs de Spawn podem comemorar, pois o soldado infernal esta para desembarcar novamente em terras brasileiras. E tudo isso graças a Editora New Order.

Spawn – A ressureição (formato 17 x 26 cm, 160 páginas, capa dura, R$ 69,90), tem roteiro de Todd McFarlane e Paul Jenkins, e arte de Jonboy e já esta em pré-venda no site da editora.

Esta pré-venda inclui um pôster exclusivo para o Brasil desenhado pelo próprio Todd Mcfarlane, no formato de 45×60 cm, como forma de agradecimento a comunidade Spawn Brasil, que se mobilizou para trazer o personagem de volta à ativa.

Compartilhe

Autor: Thiago de Oliveira

Há mais de duas décadas lendo e colecionando quadrinhos. Tem mais da metade do que gostaria e menos do dobro do que queria ter. Não dispensa um pão de queijo, um café e uma cerveja.

4 Replies to “Patrulha do Destino, Umbrella Academy e estranhas coincidências

    1. Opa, obrigado pelo comentário. E sim! Umbrella Academy terá mais dois volumes. O terceiro, intitulado de Hotel Oblivion, começou a ser publicado em Outubro do ano passado, pela Dark Horse, e Gerard Way já manifestou interesse em escrever um quarto volume.

      Agora quanto a série extrapolar os quadrinhos, teremos que esperar pelos próximos capítulos e não vou falar muito para não dar spoiler.

    1. A iniciativa do #28daysofblackcosplay foi uma das coisas mais legais que vi no mês de Fevereiro. Pretendo no futuro colocar uma lista de cosplayers que descobri acompanhando a hashtag.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *