Rê Tinta - De Segunda
Tirinha de: Estevão Ribeiro

Renata Tinta da Silva, ou Rê Tinta, é uma garota de dez anos. Pertencente à classe média, com pontos de contato entre as classes média altas e a pobreza. Seus pais, Beto (jornalista) e Jane (Historiadora), são suas fontes de conhecimento e de formação crítica. Dona de um olhar aguçado e amparada por pais amorosos, Rê veio abordar temos como preconceito, violência, educação, mas tudo sob o olhar otimista e empoderado de uma garota negra que conhece o seu poder.

Projeto do quadrinista Estevão Ribeiro (Os Passarinhos), as tiras da Rê são uma resposta a duas percepções do autor. A então falta de representatividade de quadrinistas negros em eventos de quadrinhos e a baixa quantidade de material infantil, com personagens fortes que crianças negras pudessem se conectar. Você pode ler mais sobre o seu relato aqui.

E para construir este local de fala Rê Tinta não está sozinha. Além de seus pais, mais três personagens fazem presença em suas tirinhas. Eventualmente servindo como interlocutores da Rê, eles nos ajudam a compreender e contextualizar diferentes aspectos da negritude brasileira.

Turma da Rê Tinta

Rê Tinta - De Segunda
Arte: Estevão Ribeiro

Sebastião:
Um garoto branco de nove anos. É a ponte de Rẽ com a classe média. Representando todas aquelas pessoas que não possuem consciências de seus privilégios, e que reproduzem discursos preconceituosos às vezes, sem perceber. Suas aparições rendem tirinhas sobre comportamento e preconceito.

Lorena:
Uma menina parda de dez anos. Odeia ser chamada de negra e que prefere ser chamada de morena. Seu sonho é poder alisar e tingir o cabelo de loiro. Suas participações rendem tirinhas que envolvem além de comportamento e preconceito, a autoimagem e a militância negra.

Genilda (Gegê):
Uma garota negra, gorda e empoderada aos dez anos. Gegê não tolera que uma pessoa seja julgada pela cor de sua pele e que está sempre atenta a violência verbal cometida contra pessoas gordas.

Assim, Rê e seus amigos refletem a sociedade brasileira e suas contradições, como também chamam atenção para diferentes aspectos da militância negra.

As tirinhas da Rê Tinta são publicadas atualmente em suas páginas no Facebook e no Instagram, mas há planos do autor de trazê-la para o formato físico em uma versão impressa. Com o intuito, não só de viabilizar a revista impressa, mas de manter o projeto, a Rê Tinta está na plataforma colaborativa Catarse.

Rẽ Tinta - De Segunda
Arte: Estevão Ribeiro

Em tempos como os nossos, ter a companhia dessa espevitada menina é um privilégio e vale muito a pena acompanhar os seus passos e os seus ensinamentos. Então corre lá no Instagram, curta, siga e principalmente apoie a voz da Rê!

 

Compartilhe

Autor: Thiago de Oliveira

Há mais de duas décadas lendo e colecionando quadrinhos. Tem mais da metade do que gostaria e menos do dobro do que queria ter. Não dispensa um pão de queijo, um café e uma cerveja.

2 Replies to “Rê Tinta – Empoderamento e visibilidade negra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *