Que me desculpem aqueles que não são fãs do Morcegão, mas esse Recomendações de Segunda foi algo meio que inevitável. Depois de dominar a nossa outra coluna, uma hora ou outra ele teria que aparecer por aqui. Ainda mais que esse ano o Batman completa 80 anos.

E para entrarmos no clima das festividades, decidi trazer para vocês, uma pequena lista de recomendações. Um top cinco para se aprender um pouco mais sobre a história, a importância e as nuances deste personagem que possui um lugar único em nosso inconsciente coletivo. Pois, o Batman a muito não é apenas um personagem de histórias em quadrinhos, ele é uma ideia, um conceito flexível no qual cabe tudo aquilo que projetamos nele. E por isso a quantidade absurda de tretas por aí com ele.

Cada um vê no personagem aquilo que precisa que ele seja e ao longo dessas oito décadas ele já foi muita coisa. Um símbolo de esperança, um bonachão, um fanático, um amargurado, um fascista ou um velho amigo. E uma coisa que devemos aprender é que todas essas versões são reais. E para darmos conta de toda a complexidade desses 80 anos do Batman, é necessário termos uma visão crítica ao nos voltarmos para o Cruzado Encapuzado.

Para desenvolvermos esse olhar em torno do morcegão é preciso um bocado de leitura, mas a ideia não é listarmos runs de roteiristas ou os quadrinhos fundamentais para se entender o personagem. Isso nós já temos por aí e a ideia por aqui é trazer outras vozes que nos auxiliem a dar conta de toda potência conceitual que é o Batman.

Então peguem papel e caneta e vamos para as recomendações de hoje.

A Cruzada Mascarada: Batman e o nascimento da cultura nerd

A Cruzada Mascarada - livro

Acho que não teria como começar essa lista de outra forma. Então a primeira recomendação é o livro do escritor e crítico de quadrinhos norte-americano Glen Weldon. Lançado em 2017 pela Editora Pixel, o livro tem como objetivo analisar a trajetória e o desenvolvimento do Batman ao longo dos anos e como ele ajudou a prosperar aquilo que hoje conhecemos como cultura nerd.

Uma leitura rápida e que nós ajuda a compreender o alcance do personagem nas mais diversas camadas da nossa sociedade, afinal de contas, o Batman talvez seja o super-herói que mais foi adaptado para outras realidades, produtos e mídias.

HQ Sem Roteiro

Podcast HQ sem roteiro - Batman 80 anos

O HQ Sem roteiro é um podcast focado na produção e pesquisa de quadrinhos criado pelo mestre em comunicação e pesquisador PJ Brandão. E é uma verdadeira pérola da podosfera nacional. Contando, até o momento, com seis episódios focados no Batman e em seu universo, o podcast traz verdadeiras aulas em torno do personagem. E para que vocês não se percam, trouxe um resumo e o link para esses episódios.

– Celebrando Bill Finger

Neste episódio focado no co-criador do Batman – Bill Finger, PJ traz uma série de convidados para falar do projeto da Editora Skript a HQ Bill Finger: A História Secreta do Cavaleiro das Trevas. Além é claro, de esmiuçar a vida e a obra desse roteirista tão injustiçado pelo mercado de quadrinhos.

– Batman: 80 anos em berço esplêndido

1939. O ano em que o Batman veio ao mundo. Como era a sociedade norte-americana na época? O que catapultou a figura do Batman aos holofotes de onde nunca mais? O que veio antes e que inspirou a criação do personagem? Todas as respostas estão nesse episódio aqui.

– Asilo Arkham: Uma surreal casa em um surreal mundo

Mergulhando em um dos clássicos do personagem, este episódio fala sobre a aclamada HQ escrita por Grant Morrison e desenhada por Dave Mckean, mas de um ponto mais acadêmico. Um aulão que vale o play.

– A série do Batman de 1943

Você sabia que o Batman teve uma série lá na década de quarenta? Não? Então, até pouco tempo atrás nem eu. E o mais interessante é a faceta que essa série dá para o nosso Cavaleiro das Trevas, sai o vigilante e entra o homem da lei. Curioso né? Descubra a série e essa curiosa faceta do Batman aqui.

– 10 anos de The Dark Knight e sua campanha viral

11 anos depois, o segundo filme da cronologia do Nolan ainda é celebrado como um dos maiores filmes de super-heróis. E uma parte importante de toda a aura criada em torno do filme foi a sua campanha publicitária e é sobre isso que esse episódio vai falar.

– Gotham para além do Batman

O universo que gira em torno do nosso Cruzado Encapuzado é tão rico e vasto quanto o próprio personagem. E nesse episódio, o HQ Sem roteiro vai explorar os vilões, sidekicks, a cidade de Gotham e muito mais.

Confins do Universo 019 – Cavaleiro das Trevas: 30 anos

Confins do Universo - De Segunda Batman 80 anos

Batman fascista? Um reacionário maluco? Bem, essa discussão pode não ter começado com a clássica Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, mas é certamente com ela que vemos todo esse burburinho se cristalizar. E nesse episódio do excelente podcast do pessoal do Universo HQ que podemos aprender um pouco mais sobre o impacto desta HQ, sua importância e suas influências. E de quebra, ainda temos uma discussão sobre as suas duas continuações não tão famosas assim. Clique aqui e ouça essa aula sobre a obra que redefiniu o Batman.

Battman – @batmanfiles

Batman 80 anos - De Segunda
@BatmanFiles

Nos EUA, existem uma série de perfis no Twitter que se prestam a homenagear este ou aquele super-herói. Mantidos por fãs devotos, esses perfis acabam por se tornar verdadeiras enciclopédias dos personagens e um local onde ocorrem debates, que em sua maioria, são enriquecedores. E como o próprio nome diz, esse aqui é dedicado ao Batman.

O interessante desse perfil, são as suas inúmeras threads, ilustrações, informações e um guia de leitura bem impressionante. E para segui-lo basta clicar aqui.

Laluña Machado

Laluña Machado - Batman 80 anos

Historiadora, pesquisadora de quadrinhos, editora do MinasNerd, coordenadora do grupo de pesquisa Sonia Luyten na Gibiteca de Santos, membro do Observatório de Quadrinhos da USP, membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS e especialista em Batman. Deu pra entender os motivos dela estar aqui nesses 80 anos do Batman né?

O MinasNerds por si só já vale uma visita, mas os textos da Laluña Machado são um show a parte. Seja pelos temas e correlações que ela fez, seja pela clareza e profundidade de seus textos, a pesquisadora é alguém para se seguir quando se fala em Batman. Então vão lá ler os seus textos e acompanhe o trabalho dela no Instagram.

Bônus: Batman/Planetary: Noite sobre a Terra do Warren Ellis

Batman - Planetary - Batman 80 anos

Sabe aquela história lá do começo de que o Batman é um conceito e como tal pode assumir várias facetas? E que todas essas versões são válidas e reais? Além de prestar uma homenagem ao morcegão, Warren Ellis chama atenção para um ponto muito importante. Independente do verniz que o morcegão ganhe existe algo por trás que legitima todas elas: a ideia de esperança.

Bem pessoas, eu acho que por hoje é só. Vão lá se divertirem com as Recomendações desse nosso especial Batman 80 anos e depois me digam o que acharam.

Compartilhe

Autor: Thiago de Oliveira

Há mais de duas décadas lendo e colecionando quadrinhos. Tem mais da metade do que gostaria e menos do dobro do que queria ter. Não dispensa um pão de queijo, um café e uma cerveja.

One Reply to “Batman 80 anos: Top 5 para quem quer saber mais sobre o Morcegão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *