Ficha Técnica

Flinch: Horror e Desespero 2 Review | De Segunda
Capa de: Phil Hale

Flinch: horror e desespero 2
Autores: John Arcudi, Bernie Wrightson, Bruce Jones, Frank Quitely, Joe R. Lansdale, Bruce Timm, Mike Carey, David Lloyd e outros.
Preço: R$ 28,90
Editora: Ed. Panini / DC Comics
Publicação: Agosto/2018
Número de páginas: 196
Formato: Americano (17 x 26 cm.) Colorido / Lombada quadrada. Capa Cartonada
Gênero: Horror
Link Amazon: Clique aqui

Sinopse: Segundo volume da antologia de horror do selo Vertigo da DC Comics. Fantasmas, assassinatos, loucura e obsessão são alguns dos temas encontrados no quinhão final desta coleção de contos assombrados e assombrosos.


Entrada

Flinch: horror e desespero livro 1 foi a primeira HQ a passar pelo balcão do De Segunda e mesmo já tendo lido há algum tempo a segunda parte da antologia do selo Vertigo, Flich: horror e desespero 2 ainda não tinha dado as caras por aqui. E o motivo para isso foi o desapontamento com o material e explico os porquês para vocês logo abaixo.

Para quem não se lembra, Flinch: horror e desespero foi uma iniciativa da Vertigo publicada entre junho de 1999 e janeiro de 2001 totalizando 16 edições. O objetivo do selo era renovar o formato das antigas revistas publicadas pelas editoras Warren Publishing e EC Comics, editoras da era de ouro dos quadrinhos de horror. E para essa empreitada convidou um time de peso para escrever as histórias. O produto final foi um conjunto de HQs que passeava por diferentes assuntos, sempre tendo o horror como mote. O que eventualmente gerou combinações ora interessantes e outras tantas menos inspiradas.

Arte de: Essad Ribic

Este tipo de irregularidade é algo completamente natural em coletâneas, mas neste lote final da antologia ela chega a um nível preocupante e que acaba por interferir na experiência final da obra. E para recuperar a analogia das lutas de boxe do escritor argentino Julio Cortázar, na qual os contos deveriam ganhar por nocautes, aqui o que vemos são rounds mornos e sonolentos.

Toda essa morosidade pode ser explicada por enredos fracos e que não proporcionam o efeito de espanto esperado. E não são poucas as histórias que sofrem deste segundo mal, o que por sua vez é bastante decepcionante quando se vê os nomes envolvidos com a HQ.

Flinch: horror e desespero – um resgate histórico

Com nomes como David Lloyd (V de Vingança), Bruce Timm (Batman – A série animada), o veterano quadrinista Bernie Wrightson (Monstro do Pântano), Frank Quitely (Grandes astros: Superman), Brian Azzarello (100 balas) e tantos outros figurões reunidos, Flinch: horror e desespero 2 reúne as oito últimas edições da antologia com um total de 24 histórias. E deste conjunto de histórias, destaco nove, o que é um número baixo vendo os nomes que estão envolvidos no projeto.

Arte de: Danijel Zezelj

Talvez o mais interessante da leitura dessa obra seja o resgate histórico de como algumas temáticas perpassam toda a bibliografia de um autor. Azzarello por exemplo, utilizou suas marcas registradas nas histórias que escreveu para a coletânea: personas urbanas e a violência escondida nas ruas das grandes metrópoles. Outro exemplo, e que pode ser encontrado no primeiro volume de Flinch, é de Bill Willingham. O quadrinista norte-americano buscou inspiração nas antigas fábulas para contar a história de um prefeito que luta para manter as tradições e valores de sua cidade. E isso se dá de forma muito próxima com sua obra mais consagrada Fábulas.

Contudo, mesmo com esse atrativo que poderia atrair fãs de um ou outro quadrinista e colecionadores mais ávidos por materiais da Vertigo, Flich: horror e desespero 2 não é algo que vale o investimento. Então caso você opte mesmo assim pela antologia, se for, vá na paz.

Nota: 2 de 5

Compartilhe

Autor: Thiago de Oliveira

Há mais de duas décadas lendo e colecionando quadrinhos. Tem mais da metade do que gostaria e menos do dobro do que queria ter. Não dispensa um pão de queijo, um café e uma cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *